quarta-feira, 25 de abril de 2012


Reflexões dos Professores.
A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento Juan Ignacio Pozo)

            As estatísticas tem mostrado uma situação preocupante com relação aos baixos índices de leitura e de aprendizagem, talvez isso aconteça por causa do mal uso das novas tecnologias. No entanto nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo em nossa sociedade atual, isso acontece porque nos dias atuais temos novas culturas de aprendizagens. As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a visualizar.
            A escola nos dias atuais, já não é mais a primeira opção de aprendizagem, isso graças às novas tecnologias da informação. Contudo a escola já não pode proporcionar toda a informação relevante, porque já está muito mais volátil e flexível.
            Hoje na escola, no trabalho e no mundo, se exige muito na questão de informação, como usar a internet para aprimorar os conhecimentos, pra fluir ideias, e para se aplicar melhorias em nosso meio e em nossa vida. A atualidade não nos deixa parar, ela nos quer sempre em frente a tudo.
DUPLA: Laíta Oliveira e Yara Mesquita.
A escola que trabalho - Escola de Ensino Fundamental Luiz Leitão apesar de não possuir uma boa estrutura física e estar ainda praticamente do mesmo jeito que foi construída há três décadas não oferece possibilidade de acolher em sua escola sede  toda a clientela de seus alunos, o seu funcionamento estende-se em anexos. Mas atualmente, dispõe destas tecnologias: computador, câmera digital, telefone fixo, televisão, DVD, CD, impressora, data show, notebook, pen drive, aparelho de som, caixa de som, microfone, calculadora, luneta e máquina de Xerox. Em parte, os professores que estão em sala de aula as utilizam em de suas práticas pedagógicas.
Como aspectos positivos, considero:
* Usar informações de fontes seguras ao utilizar a internet;
* Favorecer ao educando o acesso às novas tecnologias com responsabilidade;
* Incentivar o aluno a ler e escrever aquilo que vê virtualmente;
* Despertar no aluno a sua criticidade diante do assunto pesquisado;
* Toda a comunidade escolar ter acesso às novas tecnologias.
Como aspectos negativos, considero:
* Não usar informações de fontes seguras ao usar a internet;
* Limitar ou impedir o educando da acessibilidade às novas tecnologias;
* Dar ênfase apenas a decodificação, sem incentivar a leitura e a escrita diante do assunto que é proposto;
* Não estimular a criticidade;
* Aceitar trabalhos impressos sem verificar se foi mesmo o aluno quem produziu.
Professora cursista: Elisângela de Oliveira.

A nova cultura da aprendizagem: da informação ao conhecimento.

                      Diante do anseio por mudanças na sociedade que nós educadores estamos inseridos se faz necessário investir na busca do conhecimento de técnicas que levem o aluno a construção do aprendizado.
                     Alguns segmentos sociais estão lançando novas formas de repassar o conhecimento, como por exemplo, a imprensa e a informática, enquanto isso a escola não consegue adotar tais inovações, tornando-se assim pouco atrativa a um público que busca o novo, porém nossos educandos ainda estão imaturos para transformar as informações em conhecimento e nesse contexto a figura do professor torna-se indispensável.
                    Portanto precisamos estar inseridos nas inovações tecnológicas nos tornando capazes de desenvolver competências cognitivas exigidas no sistema de informatização e assim formar pessoas capazes de atender as demandas sociais de do mercado de trabalho.
Cursista: Ivanilda Torres.

Apesar dos riscos, a Internet também pode ser uma ferramenta positiva para a aprendizagem dos alunos. There is evidence that computer and Internet use improves test scores, [22,42] history chronology learning, [43] and motivation to learn. [44] Although promising, the benefits are not without limits.Older students seem to benefit more from online aids than younger students, and the very youngest of students actually do worse in technological formats compared with traditional paper an[43]E apesar desses riscos, ha pesquisa também sugere que a Internet pode ser benéfica para os jovens. It provides a vehicle to promote cognitive, social, and physical development. Ele fornece um veículo para promover o desenvolvimento cognitivo, social e físico. Although there are limits to which the Internet can be used as a means of learning, health promotion, and intervention delivery, nonetheless the Internet can be used to complement more traditional methods of delivering treatment interventions. Embora existam limites para que a Internet possa ser usada como um meio de aprendizagem, promoção da saúde e entrega de  intervenção. No entanto a Internet pode ser usada ​​para complementar os métodos mais tradicionais de prestação de intervenções de tratamento. Overall, research suggests that specific and targeted efforts may be needed to counter online risks in order for youth to benefit from the many opportunities offered by the Internet.                                               Na nossa escola vejo mais como uma forma positiva, pois temos um laboratório que dar um grande suporte a  sala de aula com monitores que juntamente com os professores programam suas aulas.
E mais recente fomos agraciados com um projeto que se chama LUZ DO SABER onde com um professor monitor trabalharemos com os alunos que ainda não aprenderam a ler, e esse programa que será para alfabetizar. Será maravilhoso onde na tela do computador o aluno irá ser alfabetizado passo a passo desde, o conhecimento das letras até a formação das palavras frase etc.
Cursista: Maria Fernandes.
A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento.

O artigo A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento de Juan Ignácio Pozo caracteriza uma nova cultura de aprendizagem, em que há uma nova forma de conceber o conhecimento, pois a informatização tornou os saberes mais acessíveis ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento.
 Devido às novas tecnologias da informação, a escola, atualmente, já não é considerada a principal fonte de conhecimento, pois já não pode proporcionar toda informação relevante, já que esta é muito mais flexível do que a própria escola. Segundo Pozo e Postigo o que se pode fazer é formar alunos que consigam dar sentido à informação, proporcionando uma assimilação crítica da mesma.
 Segundo o texto uma das principais metas da educação, para poder atender às demandas dessa nova sociedade da aprendizagem, seria fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento para que se possa ajudá-los a enfrentar os desafios que os esperam nessa sociedade do conhecimento.
 Sendo assim, concordo com Pozo e Pérez quando dizem no artigo que é preciso mudar as formas de aprender dos alunos, mas que é preciso também mudar as formas de ensinar de seus professores.E  isso é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais, pois a escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizam os alunos, mas precisa preparar bem os professores para que possam trabalhar de modo eficaz com as novas tecnologias que vem surgindo para poder fazer com estas se tornem aliadas na busca da aprendizagem.
Cursista: Raquel Bezerra.
A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
Transformar informação em conhecimento é certamente um dos maiores desafios profissionais dos tempos atuais, ao mesmo passo que ela auxilia na prática do conhecimento, também atrapalha em relação à aprendizagem, pois o acesso hoje se torna mais rápido e prático com a ação da internet fazendo com que alunos passem a se utilizar da prática de copiar e colar, sem ao menos se darem ao trabalho de ler o que copiaram. Cabe aos professores tentarem inserir em sala livros desde o início de vida letiva, pois dessa forma o aluno pode se adaptar e passar a gostar de leitura incentivando assim uma melhor forma dele assimilar conhecimento.
Cursista: Fernanda de Melo Macedo
A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento.
O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros. Da mesma forma, o professor não terá inibições em reconhecer seus próprios conflitos, erros e limitações e em buscar sua depuração, numa atitude de parceria e humildade diante do conhecimento que caracteriza a postura interdisciplinar. A partir de uma mudança pessoal e profissional é que se começa a refletir sobre a mudança da escola para uma escola que incentive a imaginação criativa, favoreça a iniciativa, a espontaneidade, o questionamento e a inventividade, promova e vivencie a cooperação, o diálogo, a partilha e a solidariedade.
Mas, para transformar o sistema educacional é preciso que essa reciprocidade extrapole os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar: dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.
CURSISTA: Djane Sousa da Silva

Diversas dúvidas quanto ao uso das tecnologias nas escolas vem sendo alimentadas a cada ano.Qual a finalidade? Por que utilizar? Qual efetividade? Quais resultados queremos atingir? Como utilizar?
De fato o que tenho presenciado aqui nas escolas q trabalho, é que para alguns professores e alunos , essas tecnologias são utilizadas de forma benéficas para ambos. Como por exemplo: O uso dos LEIs na utilização do multimídia, para apresentação de aulas inovadas pelos professores e alunos,  as máquinas são utilizadas com internet  como fonte de pesquisas para enriquecer a aprendizagem dos educandos, assim tornando as aulas mais proveitosas e prazerosas. Nossos alunos tem disposição e interesse por atividades que utilizem recursos tecnológicos, quando esses orientados pelos professores. O ato de gostar equivale ao ato de querer conhecer, ou seja, teres mais chance de explorar a aprendizagem do aluno quando propomos atividades que têm significados para ele.
Os desafios para realização de um trabalho eficiente em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional são grandes, mas na  mesma proporção a utilização da tecnologia em minhas escolas são eficientes e  de resultados com o uso  tecnológico, assim deixando toda comunidade escolar satisfeita.
Isete Borges.
A importância da tecnologia na educação como um recurso presente no dia - a- dia dos alunos professores, funcionários e toda comunidade em geral, e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a vida ao mesmo tempo em que se questiona como a escola tem assimilado essa evolução tecnológica. A escola tem como dever preparar seus funcionários para o uso das tecnologias como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
Mas um dos os principais desafios da inclusão digital na escola estão ligados ao fato de os educadores terem visões muito diferentes do que seja a educação, qual o papel da escola e dos próprios professores quanto à educação escolarizada. De um lado estão os que veem a educação escolar como processo de transmissão de conteúdos de informação pelos professores aos alunos. O computador é utilizado apenas como máquina de ensinar, ou melhor, como máquina para ajudar o professor ensinar melhor.
Do outro lado estão os que veem a educação escolar como processo de desenvolvimento pelos alunos, tendo como base o papel desses na construção ou elaboração de sua própria aprendizagem. Alguns acreditam que a escola deva oferecer ambientes favoráveis de aprendizagem para os alunos desenvolverem estruturas cognitivas que se traduzem em competências e habilidades permitindo-lhes sempre aprender. O computador, portanto, dentro dessa visão é utilizado com ferramenta de aprender.
Tutora: Edileusa Mendes Ribeiro Batista
Cursista: Márcio Cavalcante Macedo
Monsenhor Tabosa/CE

5 comentários:

  1. Concordo com a colega Djane, só a partir de uma mudança pessoal e profissional é que se começa a refletir sobre a mudança da escola para uma escola que incentive a formação de um aluno critico e participativo.Muitas vezes a mudança tem que partir daqueles que estão em contato mais próximo com o aluno, ou seja, o professor.

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    1. A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
      Comentando o que a colega cursista Fernanda Melo escreveu acerca desse tema, eu diria que o gosto pela leitura digital mesmo na era da informatização global ainda deve partir primeiro do princípio do gosto pela leitura nos livros tradicionais porque crianças que possuem o hábito de ler desde pequenas também serão bons leitores virtuais.
      Concordo quando ela diz que nós professores devemos ter o cuidado de averiguar se nossos alunos de fato leram o que foi determinado para fazerem na atividade proposta.

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  2. Concordo com a tia Isete Borges! Há muitas dúvidas para com a tecnologias, em relação a como ultilizar, porque, e qual a real finalidade. Pois além de ser um meio muito bom, atrativo e com muitas qualidades. Também é cheio de defeitos, por vezes que se tira a atenção dos alunos com algo, ultrapassa alguns "passo-a-passo" das matérias. E é visto como um meio por alguns professores pouco ultilizado, porque tem que saber como usar e qual a intensão do uso. Para que possa mesmo trazer benefícios aos alunos!

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  3. Concordo com a Fernanda Macedo. Aos poucos a cultura literária está perdendo forças devido a tecnologia que é utilizada nas séries avançadas. O que quer dizer, as séries avançadas já estão influenciando nos primeiros anos de estudo dos alunos (1º, 2º e 3º anos). Cada vez mais cedo, as crianças tem acesso a internet e as "manhas" de como utilizá-la na escola, o que torna prejudicial, pois o uso do livro é essencial na base escolar. O que falta é o controle e o manuseio certo das tecnologias (assim como já foi dito).

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  4. Concordo com meu amigo Márcio ao afirmar que nossos alunos vivenciam o uso das TICs embora não seja por eles aplicada de modo a contribur em seu procecesso de aprendizagem escolar.Pórem é esse mundo que lhes chama a atenção.
    Ressalto que embora eu não vivencie o uso das tecnologias de modo pleno, estou ao lado dos profissionais que percebem que o aluno necessita de múltiplas técnicas para que possam desenvolver plenamente seu cognitivo. E o professor deve portar-se como um agente mediador que de modo algum perderá o seu valor nesse processo.
    Somos profissionais que necessitamos de apoio e capacitações que contribuam para nossa prática pedagógica de moda a inserir as TICs em nosso planejamento.

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