Cursista:
Sueli Rodrigues Silva Oliveira
Tutora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
Tutora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
O
texto de Juan Ignácio Pozo nos remete aos novos contextos da sociedade atual e
suas implicações, visto que o século XXI está imerso no mundo de artefatos
tecnológicos possibilitando formas diversificadas de aprendizagem e
conhecimento.
É
imperativo afirmar que a instuição escolar não pode ignorar que atualmente
temos diversas possibilidades de comunicação proporcionada por diferentes
mídias, viabilizando as pessoas ser capazes de realizar inúmeras atividades nos
diversos aspectos do cotidiano, otimizando a qualidade de vida. Entretanto,
esses recursos tecnolológico não estão ainda sendo utilizado em sua plenitude
no âmbito escolar.
Segundo
a autor vivemos na era que o
conhecimento tem prazo de validade, pois está em constante movimento e não
podemos prever como será nas proximas décadas. Em virtude deste fato temos que
preparar os nossos educandos a ser “aprendizes
flexíveis” para que quando confrontados com realidades antes inimaginadas de
aprendizagem possa se emquadrar na nova cultura de apredizagem. Realmente, não
raro convivemos com informações e
conhecimento que estão se transformando a cada momento, porém “aprendizes
flexíveis” requer professores flexíveis e infelizmente nem todos os docentes
estão preparados para esse contexto. A realidade constitui de muitos professores com a mentalidade de que pode ser
substituidos por máquinas ou até mesmo evita de tocá-las com receio de quebrar
e isso muitas vezes o impede realizar sua inserção no mundo tecnológico, não se
permitindo usar a tecnologia a seu favor.
Diante
da realidade citada anteriormente como docentes impõe responsabilidades,
só nos resta enfrentar os desafios aprender a se realcionar
com o conhecimento e
Em suma
aprender relacionar se com o conhecimento é um dos maiores desdafios a
ser enfrentado no sistema educacional.
Então
como utilizar esses recursos tecnológicos na escola com intuito de
ressignificar à prática pedagógica em benefício do ensino-aprendizagem de
maneira inovadora?
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