terça-feira, 15 de maio de 2012


Cursista: Sueli Rodrigues Silva Oliveira
Tutora: Edileuza Mendes Ribeiro Batista

O texto de Juan Ignácio Pozo nos remete aos novos contextos da sociedade atual e suas implicações, visto que o século XXI está imerso no mundo de artefatos tecnológicos possibilitando formas diversificadas de aprendizagem e conhecimento.
É imperativo afirmar que a instuição escolar não pode ignorar que atualmente temos diversas possibilidades de comunicação proporcionada por diferentes mídias, viabilizando as pessoas ser capazes de realizar inúmeras atividades nos diversos aspectos do cotidiano, otimizando a qualidade de vida. Entretanto, esses recursos tecnolológico não estão ainda sendo utilizado em sua plenitude no âmbito escolar.
Segundo a autor vivemos na era que  o conhecimento tem prazo de validade, pois está em constante movimento e não podemos prever como será nas proximas décadas. Em virtude deste fato temos que preparar os nossos  educandos a ser “aprendizes flexíveis” para que quando confrontados com realidades antes inimaginadas de aprendizagem possa se emquadrar na nova cultura de apredizagem. Realmente, não raro convivemos  com informações e conhecimento que estão se transformando a cada momento, porém “aprendizes flexíveis” requer professores flexíveis e infelizmente nem todos os docentes estão preparados para esse contexto. A realidade constitui de muitos  professores com a mentalidade de que pode ser substituidos por máquinas ou até mesmo evita de tocá-las com receio de quebrar e isso muitas vezes o impede realizar sua inserção no mundo tecnológico, não se permitindo usar a tecnologia a seu favor.
Diante da realidade citada anteriormente como docentes impõe responsabilidades, só  nos resta   enfrentar os desafios aprender a se realcionar com o conhecimento e

Em suma  aprender relacionar se com o conhecimento é um dos maiores desdafios a ser enfrentado no sistema educacional.

Então como utilizar esses recursos tecnológicos na escola com intuito de ressignificar à prática pedagógica em benefício do ensino-aprendizagem de maneira inovadora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário