REFLEXÃO SOBRE O
TEXTO: A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO
DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
Autor: Juan Ignacio Pozo
O autor inicia o texto com uma citação. “Vivemos em
uma sociedade de aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo: cada vez mais se aprende mais e cada vez
mais se fracassa na tentativa de aprender.” E logo nos leva a pensar sobre como
estamos conduzindo nossas crianças e jovens ao conhecimento. Vive-se em uma era
de informação, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem nas
estatísticas educacionais. O que acontece de errado então? O autor argumenta
que é necessária uma nova cultura da aprendizagem. Aprendizagem esta que deve ser
gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com muita informação, com
diversas tecnologias, porém é visível que crianças e adultos não conseguem
interpretá-las. Historicamente a imprensa proporcionou ao homem novas formas de
ler, que mudaram a cultura da aprendizagem. Hoje as tecnologias estão
distribuindo todo esse saber, porém são imprescindíveis, novas maneiras de
alfabetização (gráfica, informática, literária, etc.)
O acesso as informações está muito rápido, qualquer
pessoa hoje consegue ter uma página na internet ou acessar a de outras pessoas,
sem a necessidade de publicação. Mas com tanta informação, é preciso uma
competência cognitiva, termo que o autor ressalta, em que as pessoas precisam
adquirir para ter um olhar crítico, sobre tudo que é possível achar e ler,
principalmente navegando na internet.
A escola precisa formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa. Como ele mesmo diz um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, sugere o ensino das novas competências para a gestão do conhecimento. São elas - Competências para a: aquisição de informação; interpretação da informação; análise da informação; compreensão da informação; comunicação da informação.
Essa nova cultura de aprendizagem irá ocorrer, quando o perfil de aluno e do professor mudar completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções dos professores e alunos, com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto saber, não fracassará mais ao se tentar aprender.
A escola precisa formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa. Como ele mesmo diz um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, sugere o ensino das novas competências para a gestão do conhecimento. São elas - Competências para a: aquisição de informação; interpretação da informação; análise da informação; compreensão da informação; comunicação da informação.
Essa nova cultura de aprendizagem irá ocorrer, quando o perfil de aluno e do professor mudar completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções dos professores e alunos, com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto saber, não fracassará mais ao se tentar aprender.
Sabemos
que tudo começa na escola, os primeiros
passos, o primeiro contato com o conhecimento. A socialização da educação
dentro da informação já não faz mais a escola como única fonte de conhecimento.
A formação e transformação de alunos em profissionais é tornar o conhecimento
verdadeiro, em um saber ordenado. O novo sistema tem como desafio preparar
cidadãos de forma mais complexa para que sejam dinâmicos, flexíveis e capazes
de enfrentar o mercado de trabalho e os obstáculos que venham a aparecer em
suas vidas.
Professora Maria Cesarina Pereira Mesquita
Vivemos em uma sociedade de aprendizagem,cada vez mais se aprende mais e cada vez mais se fracassa na tentativa de aprender.”acredito que esse trecho do texto foi muito interessante pois cada vez mais enchem o cidadão de informação que não sabe o que fazer com tanta informação logo precisa-se agir rapidamente para que nada tenha percas e sim um processo ativo e continuo em busca do conhecimento.
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