CURSO - APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICs
FORMADORA:
Edileuza Mendes Ribeiro Batista
Tema Do Projeto:
Inserção da criança no mundo tecnológico.
Responsável: Sueli Rodrigues da Silva Oliveira
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental I da E.E.F. Luiz Leitão (3º a 5º Ano)
Período: agosto a outubro de 2012
Custo do Projeto: Sem custo
Responsável: Sueli Rodrigues da Silva Oliveira
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental I da E.E.F. Luiz Leitão (3º a 5º Ano)
Período: agosto a outubro de 2012
Custo do Projeto: Sem custo
Problematização: Muitos dos
alunos do Ensino Fundamental I da E.E.F. Luiz Leitão não sabem utilizar o recurso tecnológico, computador, para pesquisas, editar
textos, utilizar e-mail e MSN, como
também acessar sites educativos.
Justificativa: Atualmente, século XXI, as
novas tecnologias são também fontes de aprendizado para as crianças e a
ideia de utilizar computadores para ensina-las a se tornarem melhores
pensadores teve início com Seymour Papert, para quem o computador iria
"ampliar a escola". Contudo, ainda existem crianças em nossas escolas
que não tiveram a oportunidade de um maior contato com esse artefato
tecnológico e aprender com esse “novo
mundo”. É imperativo afirmar que a informática
educativa é uma realidade e deve ser inserido no contexto escolar, como destaca
Haetinger (2005), desta forma acreditamos que é de suma importância a inserção
dessas crianças no mundo tecnológico.
Objetivos:
ü Inserir os alunos no
mundo tecnológico;
ü Ampliar o conceito
das crianças concernente a meios de
comunicação;
ü Propiciar aos
alunos o conhecimento de vários recursos contidos no computador;
ü Conhecer e utilizar sites educativos.
Desenvolvimento:
1ª Fase: Comunicar ao Nucleo Gestor sobre o Projeto Inserção da criança no
mundo tecnológico para as crianças do 3º ao 5º ano e ter a permissão parasu a
execução no LEI.
2ª Fase: Através de uma sondagem
detectar os alunos que tem mais
dificauldades em manusear o computador;
3ª Fase: Elaborar uma escala Dia/Horário/Série que esses alunos irão
frequentar as aulas no contra turno;
4ª Fase: Execução: Os alunos frequentarão a esse curso duas vezes na semana,
os quais terão oportunidade de trabalhar com os editores de textos, criar e-mail, fazer pesquisas, conhecer sites educativos
entre outros.
Recursos: Humanos
Resultado
Esperado: Nessa perspectiva,
espera-se que ao final desse projeto os alunos do Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano) tenha condições de realizar sozinhos, atividades que envolvam
o uso do computador e internet. Consequentemente, no futuro não tão distante
fazendo seus próprios trabalhos escolares,
realizando pesquisas e editando
seu próprio texto.
Referências Bibliográficas:
Tornaghi, Alberto José da Costa.Tecnologia na
educação: ensinado e aprendendo com TIC. Secretaria de Educação a Distância,
2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário