segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto


                      CURSO: Aprendendo e Ensinando com as TICs 
                      FORMADORA: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
 
                                                    




Escola de Ensino Fundamental São Francisco
 do Assentamento Santana Monsenhor Tabosa - CE.
Casa Digital do Campo

OFICINA TEIA COMUNITÁRIA CAMPONESA DE GESTÃO:
EDIFICANDO O DESENVOLVIMENTO NA ORGANIZAÇÃO COLETIVA


“Quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado"
 (Paulo Freire.)



Assentamento Santana- Monsenhor Tabosa – Ceará
                                           Maio/2012

OFICINA GESTÃO COMUNITÁRIA
EDIFICANDO DESENVOLVIMENTO NA ORGANIZAÇÃO COLETIVA
CARGA HORÁRIA:
40 Horas
Ø  PÚBLICO-ALVO:
Educandos e Educadores da E.E.F São Francisco
Ø  DURAÇÃO:
Maio, junho e agosto de 1012.

Ø  FACILITADORES:
Ø   ANA MARIA DOS SANTOS DAMASCENO;
Ø  ANTONIA DE MARIA NASCIMENTO DA LUZ COSTA;
Ø  ANTONIA FERREIRA FERNANDES;
Ø  AUZENI DE MELO SOUZA;
Ø  CLEONILDA FIRMINO DOS SANTOS;
Ø  IVANETE FERREIRA FERNANDES;
Ø  MARIA ARAÚJO SANTOS;
Ø  MARIA EUZIMAR PEREIRA DOS SANTOS;
Ø  MARIA IVONETE DOS SANTOS PEREIRA;
Ø  RITA FRANCISCO DOS SANTOS;
Ø  ZILDA DA CONCEIÇÃO DE SOUSA DA LUZ.
                 
.OBJETIVOS
        Objetivo Geral
A oficina, buscará promover reflexões e diálogos acerca da Gestão Comunitária dos Projetos de Inclusão Digital, tomando como base a experiência metodológica e pedagógica da Casa Digital do Campo  no Ceará e no Assentamento Santana, frente ao projeto Territórios Digitais, fomentando a importância da Gestão, organização e decisão coletiva nos Telecentros Comunitário. 
        Objetivos Específicos
  • Refletir a importância da Gestão Comunitária dentro dos espaços de Inclusão Digital;
  • Compreender o processo de coletividade;
  • Dialogar a Gestão dos espaços de Inclusão Digital em nosso país;
  • Compreender a importância do voluntariado;
  • Refletir a organização e motivação dos Gestores;
  • Refletir o fundamento teórico da metodologia “Pedagogia da Pergunta” baseada na concepção de Paulo Freire, por meio das Obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia;
  • Compreender a Gestão Comunitária como impulso para autonomia;
  • Refletir a caracterização do Gestor-Educador para o Gestor-Monitor;
JUSTIFICATIVA:
     A Inclusão Digital é um processo que engloba desenvolvimento humano, social, cultural e econômico, possibilitando o sujeito inserido no processo manuseia e tomar propriedade das ferramentas digitais para crescer e desenvolver-se individual e coletivamente, sendo assim a gestão destes espaços são pontos fulcrais para que esta gama de possibilidades possam efetivamente acontecer. Mediante a isso, é necessário que a comunidade contemplada possa ter esta visão e por nela o compromisso de todos/as para que o processo ocorra com êxito, cada um se engajando e contribuindo frequentemente.
TEMÁTICAS:
Gestão Comunitária da Casa Digital do Campo do Assentamento Santana:
Refere-se à metodologia adotada pelo grupo Gestor da Casa Digital do Assentamento de Reforma Agrária Santana, localizado no município de Monsenhor Tabosa, no Estado do Ceará. Tendo nesta metodologia a organização de um grupo de 22 pessoas, sendo estas das faixas etárias adolescentes, jovens e adultos, que trabalham voluntariamente adotando uma postura de Gestor-Educador voluntário, no seu horário de trabalho, a qual tem sua estrutura de organização e funcionamento da Casa Digital.
Pedagogia da Pergunta:
“A pedagogia da Pergunta parte do pressuposto teórico, fundando nas Obras do grande educador popular Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido” e Pedagogia da Autonomia”, a qual desenvolve uma metodologia de atendimento e utilização da Casa Digital, baseada nos princípios que as obras elencam , passando por cinco esferas essenciais na conduta e construção do processo de ensino-aprendizagem.



GESTÃO COMUNITÁRIA E COLETIVA
 
 



Onde a mesma faz menção ao que Paulo Freire, coloca: “Quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado".
Partindo dessa premissa a Pedagogia da Pergunta busca edificar a construção do ensino-aprendizagem por meio de um processo dialógico, sendo que o Gestor-Educador e o Usuário que estiver usufruindo a Casa Digital percorrerão o caminho, moldando e construindo o conhecimento. Sendo que o processo serve também para engendrar no usuário autonomia e empoderamento da comunidade.

METODOLOGIA:

A oficina ocorrerá de maneira dinâmica, cada participante contribuindo de maneira efetiva, a oficina impulsionará e provocará a participação por meio de diálogos e atividades que serão realizadas.  Assim deverá promover diversas situações de aprendizagens e reflexões que contemplem a temática discutida, garantindo sempre como ponto de partida, a reflexão de  uma metodologia que possibilite o desenvolvimento dos espaços de Inclusão Digital colocando-se a  exemplo as Casas Digitais do Campo (Territórios Digitais) como ferramenta que está a serviço da construção de um novo sujeito social com ajuda da Cultural Digital.

AVALIAÇÃO:


A avaliação será um processo a qual todos/as participantes devem expor suas experiências enquanto gestores, tele centristas, monitores, enfim como Grupo Gestor dos espaços de Inclusão Digital e relatar em uma frase ou palavra o que simbolizou a oficina sobre Gestão Comunitária. Após será finalizado cantando uma música.


PROGRAMATICA DA OFICINA TEIA COMUNITÁRIA CAMPONESA DE GESTÃO:  EDIFICANDO DESENVOLVIMENTO NA ORGANIZAÇÃO COLETIVA

Material Didático:
Notbook, datashow, som, cartolinas, papel ofício, canetas, pinceis coloridos.

Primeiro Momento:

·         Organização das cadeiras em círculo.
·         Cantar música de apresentação: "Vc que vem de longe... Quem é? Quem é? Quem é? Vem chegando animado, bata palma e bata o pé!"
·         Ciranda da Lia de Itamaracá para começar (“Essa ciranda não é minha só. Ela é de todos nós, ela é de todos nós”...) - Valorização da cultura popular (Música).
·         Conversa sobre a ciranda

Segundo Momento:
·         Apresentação do Slide “Casa Digital do Campo do Assentamento Santana: Desafios e Conquistas pela Gestão Comunitária.
·         Plenária e Debate

Terceiro Momento:
·         Dinâmicas: Juntos somos mais e a União Faz a Força
·         Música
·         Conclusão:Vídeo

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